Elevator statement

Esta técnica serve para montar uma síntese da idéia/produto/serviço que possa ser apresentada em um intervalo de tempo equivalente ao de um elevador, ou seja, dependendo dos andares de início e fim pode-se ter entre 30 segundos e 2 minutos.

Neste ano encontrei uma pessoa no elevador que tinha estudado Clipper 5.0 comigo 12 anos atrás e ele me perguntou: “O que você faz aqui?”.  A minha breve resposta foi um tipo de elevator statement.

Uma outra situação em que esta situação pode ser utilizada é quando se encontra com alguém muito importante no elevador (ex: o presidente da empresa) e esta pessoa te pergunta sobre uma idéia/produto/serviço importante e que você gostaria de explicar.

O que é
O elevator statement, também conhecido como elevator pitch, é uma declaração simples usada para rápida e eficientemente definir seu serviço, idéia ou produto. A frase deve ter aproximadamente 1 minuto e não pode ultrapassar 2 minutos e tampouco o limite aproximado de 250 palavras.

O que deve abranger?
A frase deve ser clara, de modo que não haja dúvidas, concisa e ir direto ao ponto principal, tentando responder as questões abaixo:

  • Quem utilizará/adquirirá seu produto/idéia/serviço?
  • Qual benefício seu produto/idéia/serviço trará?
  • Quem é o principal competidor (se houver) ou alternativa

Onde é utilizado
Equipes que utilizam a metodologia ágil Scrum frequentemente utilizam esta técnica como parte do processo de concepção do produto a ser desenvolvido.

Esta técnica também é apresentada no curso de CSPO da AdaptWorks, como parte do processo de definição da visão do produto,  e no livro The Agile Samurai, como parte do processo de concepção do produto. Em ambos os casos esta técnica é apresentada como parte do processo de concepção da idéia do produto a ser trabalhado.

Até mais

Eduardo Kurita Yoshinaga

Esta entrada foi publicada em Gestão e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *